Arcozelo está de Luto

CENTRAL DE BETUMINOSO EM ARCOZELO (PONTE DE LIMA)

Câmara Municipal vende terreno no coração da freguesia de Arcozelo para instalação de uma central de betuminoso

 

A população de Arcozelo foi surpreendida com a instalação de uma central de betuminoso no coração da freguesia em terreno vendido pela Câmara Municipal de Ponte de Lima, por ajuste, a 1 de Agosto de 2016.

 

Esta indústria, manifestamente poluidora, que prevê numa fase inicial a produção de 120 toneladas por hora de betuminoso, implicará a circulação de dezenas de veículos pesados no centro da freguesia e a libertação de componentes gasosos e partículas sólidas fortemente prejudiciais à saúde. É uma situação que está a provocar a revolta e o descontentamento de todos os Arcozelenses.

 

A referida central fica situada nas proximidades do Centro Comunitário de Arcozelo (um equipamento social da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima que inclui uma unidade de cuidados continuados, um lar de idosos, um centro de dia e uma creche), do Centro Paroquial e Igreja Matriz de Arcozelo, de zonas habitacionais e de um bem conservado habitat natural em pleno pulmão da freguesia, do caminho de Santiago e do Rio Labruja.

 

Desta inaceitável situação resultou a constituição de uma comissão de Defesa do Ambiente e Saúde de Arcozelo (CDASA), que convida toda a população a lutar contra esta central de betuminoso.

 

Juntem-se à CDASA!!! Assinem a petição!!!

 

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!!!! 


Edina Soraia Pires Morgado Barbosa    Contactar o autor da petição