Extensão do cabo de fibra óptica às ilhas das Flores e do Corvo
http://1.bp.blogspot.com/-Iv13C5YU09o/Tih7L6zbyWI/AAAAAAAAAig/KveYrZuRPWo/s1600/cabos%2Bsubmarinos%2Bfibra%2B%25C3%25B3ptica.jpgHá mais de uma década que as populações das ilhas das Flores e do Corvo (Açores) vêm sendo ludibriadas com consecutivas promessas nunca cumpridas, quer pelos sucessivos Governos da República (PSD, CDS/PP e PS) como também pelo Governo Regional (PS), quanto à extensão do cabo de fibra óptica que já passa há bastantes anos pelas restantes ilhas do arquipélago dos Açores.
Este tratamento desfavorável das ilhas ocidentais açorianas repercute-se no seu quotidiano em todos os tipos de telecomunicações nestas duas ilhas: a muito lenta velocidade de acesso à internet, a fraca pujança na comunicação e troca de dados que as empresas comerciais e as entidades públicas necessitam fazer com o exterior, a medíocre qualidade das chamadas telefónicas (quer sejam fixas, quer sejam móveis), a inexistência de televisão por cabo que seja efectivamente cablada (apenas há o muito mais oneroso acesso por satélite), etc.
No passado dia 18 de Maio de 2011 foi anunciada a assinatura do contrato de instalação das redes de nova geração e do cabo de fibra óptica de interligação das ilhas das Flores e do Corvo a todo o Arquipélago e ao Continente. Afirmou-se também que o projecto envolve um investimento de cerca de 20 milhões de euros, a maior parte do qual será proveniente de financiamento público com recurso a fundos comunitários.
Após mais de uma década de muitos enganos, os Povos corvino e florentino estão absolutamente cansados de repetidas e ilusórias promessas da extensão do cabo de fibra óptica até às suas ilhas! Assim, deste modo e numa acção cívica pela transparência dos contratos públicos, vêm as pessoas abaixo assinadas requerer que seja tornada pública informação sucinta, clara e concreta acerca da pormenorizada calendarização e dos prazos para a execução das várias fases desta empreitada de extensão do cabo de fibra óptica às ilhas ocidentais açorianas.
São entidades destinatárias desta Petição popular: o Governo Regional dos Açores, a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, o Governo da República, a Comissão Europeia e a Portugal Telecom.
É OBRIGATÓRIO o preenchimento do vosso número de Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão! Sem isso, a vossa assinatura não será considerada válida pelas entidades destinatárias desta Petição.
Assina: o Povo das ilhas do Corvo e das Flores (Açores) Contactar o autor da petição
Anúncio do administrador deste websiteEncerrámos esta petição e removemos as informações pessoais dos signatários.O Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) da União Europeia exige uma razão legítima para armazenar informações pessoais e que as informações sejam armazenadas pelo menor tempo possível. |