QUEREMOS O TAFAMIDIS EM PORTUGAL!!!

Esperança

/ #116 EU FAÇO AS CONTAS

2011-06-16 21:41

#113: Sérgio - Re: Re: Re: resposta da própria farmaceutica Pfizer. Acreditem que vamos conseguir e já este ano! 

 Dizer que o Tafamidis PODERÁ chegar em Agosto não é a mesma coisa que dizer que o Tafamidis VAI chegar em Agosto.

O Sérgio refere, e muito bem, que os prazos têm sido sucessivamente dilatados. Andamos há quase 2 anos a alimentar esta esperança, a adiar o transplante, a deixar que os sintomas se manifestem... enquanto que outros doentes conseguem respirar de alívio porque já estão a tomar o medicamento. Mas são só alguns...

É profundamente injusto.

Também considero muito conveniente anunciar isto hoje. A verdade é que dentro de 2 meses estamos na silly season e ninguém se vai lembrar de "cobrar" este anúncio. Até porque, se não mantivermos a luta viva, dentro de 2 meses as autorizações não chegam, o Estado não comparticipa, o Hospital não requisita, o Infarmed não o vai buscar a França e TUDO CONTINUARÁ NA MESMA.

Recupero o fantástico número de um post anterior: sangue vai para o lixo, o que custa 70 MILHÕES de EUROS por ano ao Estado. Explicando melhor, temos sangue, mas metade dele não é utilizado, então o Estado vai comprá-lo, custando por ano a fabulosa quantia de 70 MILHÕES de EUROS.

Eu dou-me ao trabalho de fazer as contas:

A) Um doente com Paramiloidose que faça um transplante custa ao Estado 400 MIL EUROS. Isto só para o transplante. Resistindo ao transplante, isto é, não morrendo durante e/ou pouco após a cirurgia, é preciso contabilizar os períodos de baixa médica (de anos!), os medicamentos que terá que tomar toda a vida (e não são 1 nem 2) e as complicações decorrentes do transplante, que levam muitos transplantados a simplesmente deixarem de trabalhar e ficarem reformados precocemente. Trata-se de alguém que podia estar activo, a pagar impostos pelo seu trabalho, a contribuir para a economia, mas que pelo contrário está a receber subsídios. Para além disso, a qualquer altura poderá haver a rejeição do órgão, o que levará inevitavelmente a mais uma cirurgia, ou seja, a pelo menos mais 400 MIL EUROS.

Ponto fundamental: em que estado estão os doentes quando são admitidos para transplante? Quem conhece de perto a doença percebe ao que me refiro.

B) Um doente com Paramiloidose que tome TAFAMIDIS custa ao Estado 120 MIL EUROS por ano. Para já... porque o laboratório também tem que rentabilizar o investimento feito na investigação do medicamento e acredito que o preço esteja muito inflaccionado. Para além disso, ultrapassado o tempo exigido, a patente deixa de ser "exclusiva" deste laboratório e o TAFAMIDIS poderá ser produzido e comercializado livremente. Isto é, no futuro, teremos TAFAMIDIS mais barato.

Mas fazendo as contas ao preço actual...

Um doente com Paramiloidose precisa de 583,3333333333333 ANOS para gastar ao Estado Português 70 MILHÕES de EUROS!

Mas faço ainda outra conta...

Com 70 MILHÕES de Euros por ano, o Estado Português paga o medicamento a 583 doentes!

Dá que pensar...

A questão fundamental é esta: O ESTADO PREFERE DESPERDIÇAR DINHEIRO COMPRANDO SANGUE QUE NÃO SERIA NECESSÁRIO SE SOUBESSE NÃO DESPERDIÇAR O QUE É COLHIDO... EM VEZ DE PAGAR ESTE MEDICAMENTO.

Reitero: falta lobby político!