Criação da ORDEM DOS ARTISTAS

Quoted post

Advogada do Diabo

#30 ORDEM SÓ ACENTUA A DESORDEM

2016-07-17 12:08

Sinto-me insultada face a tal petição mais descompensada.

"Tal urgência na criação, da ORDEM DOS ARTISTAS em Portugal, por Lei ou Decreto-Lei ou dinamização pelos Ministros das tutelas, impõe-se pela ausência de sindicatos ou organismos governamentais, com poder legal e obrigatório, para emitirem a Carteira Profissional de Artista, como aconteceu outrora."

A ausência de sindicatos, a falta de financiamento à cultura, as lacunas existentes para regulamentar a práctica artística como profissão, etc. etc. não se resolvem com a criação de uma Ordem. Existem problemas a nível laboral e legislativo, é certo, mas uma Ordem NÃO É, DE TODO, a solução ideal para as barreiras que os artistas encontram no dia-a-dia. Combater a precariedade das profissões artistícas através de uma organização absolutamente austera e segmentária e, ainda por cima, impondo quotas para ditar que quem paga é quem pode ser artista, é completamente CONTRADITÓRIO. Esta petição vai CONTRA a própria visão do que é a Arte em toda a sua plenitude e só condiciona ainda mais a prática artística para quem pode financeiramente e não para quem realmente pode ter competência. 

Já agora, essa competência constrói-se de múltiplas maneiras, podendo um artista ter formação académica para tal, ou não. Um artista pode ser formado em Direito e mesmo assim ter um corpo de trabalhos completamente válidos na área artística. E só por ter formação em Direito, só pode pertencer à Ordem dos Advogados? São inúmeros os exemplos ao longo da História da Arte de indivíduos com outras formações e que traçam um percurso artístico. A Arte como profissão é só uma pequena parte da sua aplicação e definição. Na verdade, a sua definição é completamente mutável. E é essa a sua riqueza. A mutabilidade da Arte deixaria uma Ordem completamente de rastos. 

Respostas

Bailarino Zé

#32 Re: ORDEM SÓ ACENTUA A DESORDEM

2016-07-17 16:48:19

#30: Advogada do Diabo - ORDEM SÓ ACENTUA A DESORDEM 

 Soluções? Ideias? Prática ? 

 

Não limita a arte de maneira nenhuma, só fala do exército e nunca de qualquer forma de avaliação estética ou critério artístico.

 

Trata todos por igual, dentro de regras. Debate sim, mas a arte é uma coisa a profissão de Artista é outra. 

 

Aliás porque alguns têm medo? 

Porque não só direitos e também deveres?

 

Os produtores são fundamentais e são aparentemente os mais prejudicados, mas sabem que no futuro terão outros resultados.

 

Só a ignorância confunde fazedor de arte, com o profissional de Artista e as suas condutas específicas, pois não pode ser tratado nem como um prestador de serviços, nem como um trabalhador normal. 

C. Alfredo Avidez

#33 Re: ORDEM SÓ ACENTUA A DESORDEM

2016-07-17 16:53:18

#30: Advogada do Diabo - ORDEM SÓ ACENTUA A DESORDEM 

 Em lado algum se fala de quotas pagas, deve ter lido outra petiçao.

 

 

Também não li que era obrigatório ter curso, para ser artista, até porque muitos vém dos amadores ou outros grupos.

 

As suas críticas, são importantes, mas não é correcto, criticar o que não existe lá.

Pelo menos alguém deu um primeiro passo, senhora advogada do Diabo!?