Criação da ORDEM DOS ARTISTAS

Contactar o autor da petição

Este tópico de discussão foi criado automaticamente da petição Criação da ORDEM DOS ARTISTAS.


Convidado

#26

2016-07-17 08:39

também sou artista plástico

Esta postagem foi removida pelo seu autor (Apresentar detalhes)

2016-07-17 09:50



Convidado

#28

2016-07-17 10:39

Neste momento frequento uma academia de música no Funchal e acompanho de perto a vida dos artistas, quer amadores ou profissionais (com carreira e/ou curso na escola superior).
Verifico de facto que o mercado de trabalho para os profissionais está completamente desregularizado. Não existe carteira profissional, não existe tabela de "cachets", não existe carreira profissional, não existe segurança social para esta gente.
Em particular para o profissional da música, não está definida a carreira de músico, com as competências e o salário definido, de forma a pautar e regularizar o mercado de trabalho destes profissionais, incluindo o trabalho de ensino.
Espero que o trabalho da ARTE seja muito bem estudado e discutido na Assembleia da República. Espero que seja bem ponderado e discutido entre todos os intervenientes, seja muito bem regularizado e FISCALIZADO, para garantir o melhor futuro a estes PROFISSIONAIS.
Os artistas Portugueses são parte INTEGRANTE do desenvolvimentos deste País, em especial na área do Turismo, onde contribuem para a sua competitividade e produção Nacional.


Convidado

#29

2016-07-17 12:04

Pela dignidade da profissão!
Advogada do Diabo

#30 ORDEM SÓ ACENTUA A DESORDEM

2016-07-17 12:08

Sinto-me insultada face a tal petição mais descompensada.

"Tal urgência na criação, da ORDEM DOS ARTISTAS em Portugal, por Lei ou Decreto-Lei ou dinamização pelos Ministros das tutelas, impõe-se pela ausência de sindicatos ou organismos governamentais, com poder legal e obrigatório, para emitirem a Carteira Profissional de Artista, como aconteceu outrora."

A ausência de sindicatos, a falta de financiamento à cultura, as lacunas existentes para regulamentar a práctica artística como profissão, etc. etc. não se resolvem com a criação de uma Ordem. Existem problemas a nível laboral e legislativo, é certo, mas uma Ordem NÃO É, DE TODO, a solução ideal para as barreiras que os artistas encontram no dia-a-dia. Combater a precariedade das profissões artistícas através de uma organização absolutamente austera e segmentária e, ainda por cima, impondo quotas para ditar que quem paga é quem pode ser artista, é completamente CONTRADITÓRIO. Esta petição vai CONTRA a própria visão do que é a Arte em toda a sua plenitude e só condiciona ainda mais a prática artística para quem pode financeiramente e não para quem realmente pode ter competência. 

Já agora, essa competência constrói-se de múltiplas maneiras, podendo um artista ter formação académica para tal, ou não. Um artista pode ser formado em Direito e mesmo assim ter um corpo de trabalhos completamente válidos na área artística. E só por ter formação em Direito, só pode pertencer à Ordem dos Advogados? São inúmeros os exemplos ao longo da História da Arte de indivíduos com outras formações e que traçam um percurso artístico. A Arte como profissão é só uma pequena parte da sua aplicação e definição. Na verdade, a sua definição é completamente mutável. E é essa a sua riqueza. A mutabilidade da Arte deixaria uma Ordem completamente de rastos. 

Bailarino Zé

#32 Re: ORDEM SÓ ACENTUA A DESORDEM

2016-07-17 16:48

#30: Advogada do Diabo - ORDEM SÓ ACENTUA A DESORDEM 

 Soluções? Ideias? Prática ? 

 

Não limita a arte de maneira nenhuma, só fala do exército e nunca de qualquer forma de avaliação estética ou critério artístico.

 

Trata todos por igual, dentro de regras. Debate sim, mas a arte é uma coisa a profissão de Artista é outra. 

 

Aliás porque alguns têm medo? 

Porque não só direitos e também deveres?

 

Os produtores são fundamentais e são aparentemente os mais prejudicados, mas sabem que no futuro terão outros resultados.

 

Só a ignorância confunde fazedor de arte, com o profissional de Artista e as suas condutas específicas, pois não pode ser tratado nem como um prestador de serviços, nem como um trabalhador normal. 

C. Alfredo Avidez

#33 Re: ORDEM SÓ ACENTUA A DESORDEM

2016-07-17 16:53

#30: Advogada do Diabo - ORDEM SÓ ACENTUA A DESORDEM 

 Em lado algum se fala de quotas pagas, deve ter lido outra petiçao.

 

 

Também não li que era obrigatório ter curso, para ser artista, até porque muitos vém dos amadores ou outros grupos.

 

As suas críticas, são importantes, mas não é correcto, criticar o que não existe lá.

Pelo menos alguém deu um primeiro passo, senhora advogada do Diabo!? 

Advogado da Advogada

#34 Re: Re: ORDEM SÓ ACENTUA A DESORDEM

2016-07-17 18:09

#33: C. Alfredo Avidez - Re: ORDEM SÓ ACENTUA A DESORDEM 

Não é preciso ler em lado nenhum. É senso comum, consulte os estatutos do Conselho Nacional das Ordens Profissionais, por exemplo. 

Uma Ordem pressupõe o pagamento de quotas para que os profissionais tenham licença para exercer. Exige inscrições, habilitações na área, burocracia excessiva. As Ordens tornaram-se máquinas de fazer dinheiro, que ao invés de protegerem os profissionais, escravizam-nos. Tenho amigos psicólogos e arquitectos que dizem que as Ordens são impeditivas à sua profissão. O que o Sr. Alfredo quererá aproxima-se mais de uma Associação, Sindicato, etc.. Sou artista plástico independente, não tenho que ter licença absolutamente nenhuma e não é uma Ordem que define se devo ou não exercer. 

E primeiro passo? Este tema já tem barbas. E que passo tão mal dado! 

Adovogada da Verdade

#35 Re: Re: Re: ORDEM SÓ ACENTUA A DESORDEM

2016-07-17 18:55

#34: Advogado da Advogada - Re: Re: ORDEM SÓ ACENTUA A DESORDEM 

 Sabe que existem quotas Zero, como sanções  zero?!

 

Sabe que um Advogado quando passa um recibo verde paga 23% e um Artista 0% ?!

 

Acho que a democracia deve funcionar e você criticou o que lá não está nem sabe como será  solucionado.

A Ordem dos Artista será de todos e Terá um estatuto especial  e não tratem por igual o que é diferente.

 

Quem disse que as antiguidades não devem ser respeitadas?!

 

Olhe que temos exemplos de Ordens Artísticas noutros países, com estatutos diferentes em termos de habilitações etc. Olhe que sim, doutora.

 

Se não quer as Artes Plásticas nesta Ordem, retirem-se esses artes e artistas, deixe ficar para o espectáculo e afins.

Boa sorte! 

 

 


Convidado

#36 Re: Total ausência de sentido.

2016-07-17 22:20


Convidado

#37

2016-07-18 22:44

Lutar para que a mentalidades mude, com o objectivo dos artistas serem considerados profissionais da sua área de trabalho e repito trabalho, como outros quaisquer e para atingirmos melhores condições e salvaguardas e alguma regalia/s (por direito) no exercício do nosso trabalho artístico!!

Convidado

#38 Re: Re: Total ausência de sentido.

2016-07-21 00:13

#36: - Re: Total ausência de sentido. 

 Concordo em absoluto.

Os sindicatos já fazem o papel que faz realmente falta.

A arte e as gavetas devem ter uma relação parcimoniosa.

Sindicalista

#39 Re: Re: Re: Total ausência de sentido.

2016-07-24 00:46

 

 os sindicatos das artes do espectáculo, não têm representação da classe.

 

O siarte da ugt fechou e o ste só tem 9% dos profissionais.

Algo fora destas esferas se necessita, seja a Ordem ou outra ordem diferente.


Convidado

#40

2016-07-26 23:59

Sendo estudante de cinema e televisão na Academia do Nicolau Breyner, e estando no elenco de uma nova revista que vais estrear este ano em Lisboa , creio que seja urgente a criação de uma entidade que regularize a situação de todos os artistas em Portugal sejam eles de que índole forem

Convidado

#41 Re:

2016-07-31 20:33

#3: -  

 Excelente. Quem é a equipa que está a a vançar?


Convidado

#42

2016-08-18 21:42

Pessoalmente não concordo que haja artistas de 1ª ou de 4ª, penso que há artistas e depois um bando de gente que não sabe muito bem o que é mas pensa que com um palmo de cara já pode ser qualquer coisa na vida.
Não obstante, uma classe sem uma instituição que os defenda é uma classe abandonada, como se tem visto. Direitos e deveres, regras e balizas são necessidades constantes do ser humano, sem as quais se sentem perdidos, sozinhos. Por isso, acho que esta petição faz sentido.


Convidado

#43

2016-09-04 14:52

Importante, no sentido em que quanto mais protecção esta actividade tiver, como qualquer outra, mais relevância ou importância será dada à arte.

Convidado

#44

2016-09-08 00:35

Uma necessidade urgente num sector de actividade cada vez mais vilipendiado em todas as suas vertentes por oportunistas e falsos profissionais.
Pela definição inequívoca entre o profissional e amador.

Convidado

#45 Re:

2017-01-05 21:07

#1: -  

 Acho que não faz sentido, irá tirar a liberdade a todos os Artistas que seguem esta area para poderem ser livres.

Alface

#46 Re: Total ausência de sentido.

2017-01-05 21:12

#5: Pedro Jordão - Total ausência de sentido. 

 Concordo. Não admito que um grupo de marmanjos possivelmente com menos talento ou não que eu, possam decidir se eu posso exercer a profissão ou não.