Coordenador de uma USF , um elemento da equipa multiprofissional
Comentários
#14
Concordo que uma licenciatura em Medicina não é sinónimo de ser um bom Lider ou ter o melhor perfil para ser Coordenador.(Loures, 2017-02-02)
#36
É preciso mudar de paradigmas!Para ser um bom coordenador é preciso ser um bom líder, e essa condição não existe por si só, por se ser médico, é uma característica das pessoas, independentemente do grupo profissional.
(Rio Tinto, 2017-02-03)
#39
Acredito que o sucesso na coordenação de uma equipa não depende do grupo profissional, mas sim da capacidade/características/motivação do profissional(Porto, 2017-02-03)
#43
O coordenador deve ser o profissional escolhido pela equipa multiprofissional. Independentemente da sua formação de base deve ser aquele em que a equipa confia e quer à frente da unidade.(vila nova de gaia, 2017-02-03)
#46
concordo(Lisboa, 2017-02-03)
#55
Na minha opinião pode existir outros elementos mais bem preparados para o cargo e com o perfil adequado e não sejam médicos(Rio Tinto, 2017-02-03)
#71
Eu estou assinar porque o direito de ser coordenador deve ser atribuído a quem tiver mais capacidade de o ser(Alfena, 2017-02-03)
#86
Considero que a coordenação das equipas deve ser realizada por quem estiver em melhores condições para garantir a sua coesão(Oeiras, 2017-02-04)
#92
Faz todo o sentido.(Paços de Ferreira, 2017-02-04)
#95
Eu assino a petição porque mais do que a área profissional a competência e a capacidade de liderança devem ser reconhecidas e valorizadas.(Lisboa, 2017-02-04)
#96
Todos os profissionais estão habilitados para tal e a diversidade das diferentes profissões e uma vantagem é não desvantagem. Para além disso o modelo médico centrista e errado.(Viseu, 2017-02-04)
#100
Concordo plenamente(Vila Praia de Ancors, 2017-02-04)
#102
Sou enfermeiro e considero que estes profissionais reúnem as caracteristicas para serem coordenadores das USF, porque estão permanentemente em contato com a equipa que está no atendimento, têm conhecimentos quanto baste da realidade da prestação de cuidados, sendo desta forma mais capazes de fazer a ponte entre os elementos da equipa multidisciplinar(Viseu, 2017-02-04)
#106
Pela harmonia nas USF's.(Viseu, 2017-02-04)
#107
Concordo com a petição.(Santarém, 2017-02-04)
#122
Acho Importante para a boa gestão das USF(Portimão, 2017-02-04)
#126
Eugénio LA Pais(Viseu, 2017-02-04)
#129
Concordo(VN Gaia, 2017-02-04)
#132
Concordo que qualquer elemento de uma USF possa ser Coordenador(Aveiro, 2017-02-04)
#138
Uma licenciatura em medicina não é mais capacitante em termos de liderança e coordenação que qualquer outro tipo de licenciatura. Paralelamente, existem já inúmeros enfermeiros com grau académico superior e formação específica na área da gestão. A liderança deverá ser entregue a quem a equipa assim o entenda e enquanto a equipa o pretenda; ninguém deverá ser ser coordenador eternamente.(Faro, 2017-02-04)
#147
qualquer profissional da equipa multidisciplinar tem capacidade de coordenar a equipa(vila nova gaia, 2017-02-04)
#160
Sou enfermeira e ana minha realidades estando um médico à frente da unidade as coisas correm muito mal(Chaves, 2017-02-05)
#165
Concordo perfeitamente com a petição, acho que na maioria das USFS que conheço os enfermeiros têm mais conhecimentos e capacidade de trabalho no que respeita ao funcionamento e organização da USF.(Podentes-Penela, 2017-02-05)
#166
Não é por ser médico que será melhor coordenador que outro profissional(Viseu, 2017-02-05)
#169
Considero que o coordenador terá que ser responsável, correto, ter percepção da real natureza da unidade, líder, empreendedor ... e essas características terão que se avaliadas mediante todos os profissionais da ucsp ou usf. Como numa família... o lider não terá que ser sempre o Homem. O líder terá que ser quem reuna melhores caracteristicas para o ser.(Viseu, 2017-02-05)
#171
Eu estou a assinar porque concordo que qualquer pofissional com competência pode coordenar uma USF(Lisboa, 2017-02-05)
#173
pertenço a uma USF(Coimbra, 2017-02-05)
#182
Concordo(Viana do Castelo, 2017-02-05)
#183
As competências não são só de uma determinada classe profissional mas de quem tem formação para exercer as mesmas funções que a outra classe desde que estejam na mesma equipa multidisciplinar.(Viseu, 2017-02-05)
#191
concordo com o fato de o Coordenador de uma USF poder ser qualquer elemento da equipa multiprofissional(S. João de Ver, 2017-02-06)
#193
Concordo com a ideia da petição.(Covilhã, 2017-02-06)
#194
Concordo com a petição.(Bragança, 2017-02-06)
#195
efetivamente o perfil de líder é algo inato aoHumano e não é atributo de nenhum grupo profissional ,pelo que, como tem sido demonstrado ao longo dos já quase doze anos de reforma dos CSP, não faz sentido, tendo-se muitas vezes demonstrado nocivo para o desenvolvimento do modelo organizacional, que a coordenação seja exercida apenas por médicos.
(figueira da foz, 2017-02-06)